Os mergulhões

Ela vai ali concentrada na leitura.
E eu pergunto-me como podem ser tão bonitas estas Polacas e sempre tão bem maquilhadas!
O livro de capa rígida e vermelha tem uma etiqueta na contracapa com um código e, por isso, tudo indica que seja um livro de biblioteca.
Faz muito tempo que não requisito livros em bibliotecas. Às vezes distraía-me quando encontrava um rabisco ou uma anotação que alguém mais desinteressado fizera. Eu rabiscos nunca fiz mas, talvez uma migalha ou outra se tenha perdido entre as folhas.
Mas, em nenhuma biblioteca hei-de sentir essa mística da biblioteca itinerante que estacionava na "Rua da Estrada" à espera dos poucos que, periodicamente, íamos devolver e requisitar livros.
Foram aventuras o que mais li e penso que os livros dos Cinco, da Enid Blyton. E a única coisa que me recordo desses livros e até hoje ainda não percebi porquê é o episódio dos mergulhões.
Eu não sabia o que eram mergulhões mas para mim essa história era nas Berlengas e os bichos eram semelhantes a pinguins.
Eu não vou a ler, mas que um livro faz viajar, ai isso faz!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casa do Chá