Para 2009...

2009 aproxima-se velozmente e 2008 despede-se apressado, a uma velocidade só possível de definir como rápida porque estou de férias, porque sabe bem deitar e levantar tarde, porque tenho trabalhos para a faculdade que não terminei...melhor que não iniciei.
Se estivesse no ambiente frio da minha habitual residência, ora abandonada, se estivesse no dia-a-dia da rotina, os dias seriam um arrastão de monotonia, de falta de paciência, de tristeza, de solidão mórbida...e 2009 ainda me pareceria muuuiiito longe!
Chega o ano novo e é hora de balanço, de analisarmos os prós e os contras, de projectarmos mais um ano. Mas eu não projecto nada, porque afinal de contas as coisas acontecem por si e tudo não passa de uma adenda ao que idealizamos no início do ano. Senão vejamos...

1.Desejei saúde e 2008 foi um "picar o ponto" no dentista. Entre cáries, desvitalizações, sisos retirados, deus me livre se faço as contas às vezes que me estiquei na cadeira da tortura, às vezes que implorei para que a anestesia funcionasse, às vezes que sofri com dores, às vezes que amontoei os recibos das consultas tendo a fé de reaver algo em devolução de IRS. Para enfeitar ainda mais este desejo, descubro uma tal "psoríase informe" que não sendo nada de alarmante me exige sempre cerca de uns 20m a passar cremes pelo corpo, a untar-me em porcarias sempre que as "manchinhas" decidem aparecer e dar um toque diferente nos braços e pernas. Mais.... ainda está por descobrir a fórmula que exclui as borbulhas aos 26 anos de idade. Os médicos que consulto não a têm ainda. Podem considerar isto na vertente da estética, mas não...pensem no que pode afectar emocionalmente através da auto-estima e observem que daqui, ainda posso obter um lindo problema psicológico. Portanto, para 2009 desejo saúde, mas também será melhor decidir-me, de uma vez por todas, a aconselhar-me acerca da subscrição de um seguro de saúde.

2. Desejei paz à minha volta, na minha família, no trabalho, com os amigos...percebi que afinal de contas é difícil os milagres acontecerem, os últimos foram em Fátima e não se prevêm repetições. Se por diversas razões é impossível ter paz em meios tão pequenos, nem vale a pena pedir o mesmo para o mundo. Problemas em grande escala são terríveis. Não posso dizer que na minha vida haja alguma "Faixa de Gaza", mas muita coisa teria que mudar e não vejo melhorias possíveis. Por isso, para 2009 a paz fica fora dos meus pedidos. Mesmo não tendo a paz suficiente vou pedir que nunca seja preciso recorrer aos serviços de mediação, porque tudo o que ouço falar deles é mau.

3.Desejei ser feliz. Fui uma desmedida neste desejo, porque como ele é tão imenso e abarca tantas dimesões acho que a felicidade se inibiu demasiadas vezes nas mais variadas valências. E ser feliz no meu interior, cá dentro? Renovo este desejo para 2009 e aproveito e sou um pouco mais ambiciosa e replico o desejo para todas as pessoas de quem eu gosto. Calma, pode parecer que não, mas a lista ainda é grande!

4.Desejei sucesso profissional, algumas mudanças se possível, e muita aprendizagem....e devia ter pedido o anti derrapante em vez disto. Até sou esforçada, se calhar não o suficiente, mas cada vez mais compreendo aquilo que estudei nos livros: quanto mais responsabilidades, maior a insatisfação. Quanto à mudança, algumas tentativas falhadas mas não desperdiço as oportunidades de aprendizagem. Para o novo ano, desejo conseguir trabalho num banco porque sei que nunca irá fechar e terá sempre o apoio do estado. Trabalhar numa fábrica já é mais complicado. Um bocadinho mais a sério, espero não desenvolver nenhuma fobia à palavra "crise" e no pior dos cenários que consiga pelo menos o essecial para sobreviver.

5. Para 2008 desejei fazer uma dieta. Neste ponto deveria ser possivel incluir uma gargalhada sonora. Eu bem tentei, mas é complicado quando se tem um estômago com uma personalidade muito forte. Para mim, ir ao hipermercado comprar uma lâmpada é sinónimo de trazer para casa, pelo menos cinco variedades de bolachas e...a lâmpada, também. Houve uma pequena melhoria depois do verão, mas que se inverteu a partir do momento em que decidi estudar de novo, em que passo horas em frente ao computador sempre a roer algo e em que desenvolvi, de novo, um nervoso que apela à ingestão compulsiva de comida. Fiz uma tentativa para fazer ginástica e quase que impressionava ao inscrever-me nas diversas modalidades: aerodancing, hidroginástica, tai-chi...uma a uma foram sendo desmarcadas, mas mantenho a inscrição no ginásio porque a fé é o que nos move, e por isso conto, pelo menos em 2009 retomar o tai-chi....já nem falo da dieta, porque essa definitivamente não sou capaz. A ficar magra só com um desgosto de amor...

6. E por falar em amor...desejei para 2008 um namorado.É engraçado que algumas mulheres devem desejar verem-se livres dos namorados e eu peço um. Um homem simpático, bem-disposto, inteligente, bonito, e convertível em marido....mas se calhar exagerei nos critérios.Ou então este desejo é também para a vertente dos milagres. É que o principe não apareceu e aqui a Cinderela já há muito que se transformou em abóbora.Ou então está tudo ocupado...confirmando a velha teoria das sanitas. Ou então é impossível encontrar alguém sem se ter uma vida social muito activa. Descansem os que pensam que poderei recorrer, no futuro, aos serviços do Amore nostrum...Não, não...para 2009 renovo o mesmo desejo.

7. Desejei viajar...e aqui 2008 foi generoso. Contam-se ás dezenas, as vezes que andei na A1 e na A27(??), até aderi à Via Verde, imagine-se. Mas também não posso exagerar, consta no rol uma ida a Praga, que foi, sem dúvida uma praga bem rogada, a avaliar pelos acontecimentos da viagem e uma semana na Costa Alentejana. Não me satisfaz. Para 2009 desejo a viagem a Barcelona e, pelo menos, uma ida a Lisboa.

8. Desejei ser uma pessoa boa, para mim e para os outros...ui, aqui se os outros falassem não sei se a coisa correria muito bem. Entristece-me muito a frieza que às vezes transporto, mas para isso o desejo para o novo ano é de reconciliação comigo mesma, de procurar também a paz interior, de cultivar tudo o que de bom possa existir.

Bem...por esta altura já devia estar fartinha das uvas passas e já estava perdida na contagem...nunca consigo acompanhar as doze badaladas com as doze passas. É que para mim comer as passas é como tomar comprimidos, nunca é à primeira tentativa.
E depois perco-me nos desejos... e não faço projectos...não vale a pena. O melhor é aceitar o que 2009 oferecer, ou melhor, construir um 2009 perfeito.

Comentários

  1. Manela, muito, muito fixe este post... Realmente os balanços de final são mesmo um lugar comum, mas são lugares onde devemos ir. Que venha o Sr. 2009. Que entre pela porta da frente e que se deixe estar... Esperemos que seja boa companhia.

    ResponderEliminar
  2. um feliz 2009! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Escreve,Nela escreve, pois acho a tua escrita inteligente, com muito humor.
    Espero que sejas muito feliz em 2009 pois tu mereces.
    Bjinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Casa do Chá