Homem que é homem...

Sobre publicidade. Nunca ouvi tantas vezes a palavra crise em anúncios de publicidade como agora...os trocadilhos com futebol perderam terreno para os palavrões crise e austeridade (sobretudo em anúncios de rádio). A palavra austeridade até foi considerada uma das palavras mais proferidas durante este ano de 2011.
Voltando à publicidade, eu pensava que todos esses cérebros que trabalham em Marketing e publicidade fossem pessoas dotadas de características geniais, distintas, grande capacidade criativa, competências para trabalharem com abordagens inovadoras, enfim, pessoas com imaginação, com sensibilidade para estarem um pouco à frente em ideias que nos impelem ao consumo, à adesão a marcas, produtos, organizações and so on. Pessoas com talento! Pessoas com ideias fantásticas que traçam o sucessos da linha de vida de produtos e serviços que consumimos.
E depois ouve-se repetidamente um anúncio na rádio e percebe-se que também há criativos cujas ideias não ficavam nada mal fechadas numa gaveta. Trabalhos que nunca deveriam ter passado de um esboço de papel (digo eu).
"Homem que é homem não bebe leite, come a vaca"? ou "Homem que é homem não tem frio, arrefece um pouco"? "Homem que é homem não se depila, faz a barba"?. Isto num contexto de perfume para homem é básico e tem um quê de anedota batida, sem graça. Claro que a mensagem funciona, caso contrário eu não estaria aqui a debitar banalidades sobre isto, ou seja, a publicidade tem um primeiro efeito negativo mas que não deixa ignorar e esquecer o produto. Devo dizer que associado a este produto terei sempre a Carmina Burana de Carl Orff e não esta coisa do "Homem que é Homem".
A par destas ideias saídas de uma bela meia hora de reflexão de sanita está um anúncio da TV, com um Sr. TV de diminutivo Nico e uma "boa". Uma "boa" que, provavelmente bem paga, se sujeitou a fazer o papelão da vida dela: uma loira "boa", de bikini, a recitar monossílabos parvos e a contracenar com o Nico alapado no sofá. E sobre este anúncio, se nos dispuséssemos a falar sobre o papel,a identidade da mulher, daria tema para muita conversa. Sobre este anúncio e sobre aquele que agora povoou as ruas em tamanhos gigantes e nos muppies, onde aquelas escanzeladas de beicinho feito, olhar sexy, envergam modelitos de lingerie supostamente sensual.
O Natal é assim mesmo, de cinto de ligas vermelhos, mamas bem centradas num monte de ossos, um toque de Photoshop (sim, porque expliquem-me como é que estas gajas não têm um único pêlo encravado?), cabelos esvoaçantes e a mensagem bem clara de que medir 1,70 e pesar 40kg é um máximo!
Em publicidade há verdadeiros sucessos, anúncios históricos e referências criativas e também há muito entulho que nos faz pensar na essências das ideias, no ciclo criativo que traz todos estes trabalhos até nós, consumidores ávidos de informação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casa do Chá